Acne na mulher adulta

Causas:

Algumas pessoas acreditam que a acne é uma doença da pele que surge exclusivamente na adolescência. Acontece que ela também acomete mulheres adultas e o desbalanço de hormônios sexuais (especialmente os hormônios ditos masculinos) é a principal causa da acne nessa faixa etária. Quando presente, o aumento desses hormônios também costuma ser caracterizado por seborreia, aumento de pelos faciais, corporais e queda acentuada de cabelos. Mas mesmo sem estarem propriamente aumentados, os hormônios podem influenciar o equilíbrio da pele. Outras causas que podem desencadear o aparecimento da acne na mulher adulta são ovário policístico e a interrupção da pílula anticoncepcional depois de um longo período de uso contínuo.

A acne pode ter seu estado agravado por condições como estresse, período pré-menstrual, uso de corticoides, exposição exagerada ao sol, contato com produtos gordurosos e também pelo hábito de mexer nas lesões (“espremer cravos e espinhas”).

Cuidados:

Recomenda-se à mulher que sofre com o problema não deixar a pele oleosa. O ideal é aplicar produtos livres de óleo ou sob a forma de gel e lavar o rosto com um sabonete apropriado. Como a acne da mulher adulta em muitos casos é de origem hormonal, no período que antecede a menstruação a tendência é que piore, por isso os cuidados devem ser redobrados nessa época.

A limpeza de pele, quando bem indicada pelo dermatologista e bem executada por esteticista treinado, pode ser um ótimo complemento do tratamento da acne. Mas a limpeza de pele não pode ser considerada uma forma de tratar a doença. Da mesma forma, os chamados “peelings”, esfoliações químicas e antibióticos tópicos podem ser úteis como coadjuvantes ao tratamento.

Tratamentos:

Existem no mercado produtos capazes de combater a acne de forma eficaz, tanto por via oral quanto por uso tópico, ou a combinação de ambos. Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham componente que atue contra o hormônio masculino ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.

Casos graves podem ser tratados com isotretinoína por via oral, que pode eliminar a doença definitivamente em alguns meses. Esse medicamento, normalmente utilizado para tratar a acne em adolescentes, costuma ser indicado para a mulher adulta em doses menores. A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e das suas possíveis causas, sendo importante avaliação minuciosa da paciente pelo dermatologista. Vale lembrar que a melhor forma de se evitar as cicatrizes da acne é o seu tratamento adequado e o mais precocemente possível.

Para terminar, é importante saber que a acne na idade madura pode persistir por muitos anos, por isso o acompanhamento com dermatologista é fundamental.

Mitos sobre acne:

  • A acne NÃO é contagiosa e não se relaciona à “sujeira” da pele ou do sangue.

  • A acne pode melhorar após a exposição ao sol, porém essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada.

Deixe uma resposta