Todos sabemos que a pele demanda cuidados periódicos. Assim como você pratica exercÃcios fÃsicos o ano inteiro e não somente no verão, o mesmo raciocÃnio deve ser adotado para os cuidados com a pele: a rotina deve ser o ano todo e não somente no inverno. Muitas pessoas pensam que não podem tratar a pele no verão, mas isso não é verdade.
Existem produtos de uso em casa e tratamentos realizados em consultório que podem ser feitos independentemente da época do ano, como por exemplo: preparo da pele para peelings e lasers, aplicação de produtos injetáveis (como toxina botulÃnica e preenchimentos) e mesmo alguns tratamentos um pouco mais agressivos como lasers, dependendo da rotina e estado atual da pele do paciente.
No caso dos lasers, se você não está com a pele bronzeada no verão, não há nenhuma contraindicação em realizar o tratamento. Para sugerir o procedimento, leva-se em conta muito mais a condição de pele do paciente do que a época do ano. A recomendação para peelings ou lasers em dias de sol (que podem ocorrer em qualquer mês!), é que se evite a exposição solar até a recuperação da pele, usando bons protetores, roupas que auxiliem na proteção e principalmente buscando a sombra. Mas essa recuperação pode ocorrer em poucos dias – depende do procedimento realizado e de sua intensidade.
Os cuidados com a pele devem ser reforçados todos os meses, essa preocupação não pode ficar restrita somente aos dias frios. O importante é não esperar a pele manchar ou se sentir desconfortável para só depois buscar tratamento. Busque estar bem sempre!